Dados x Informação x Conhecimento

March 1, 2011

 

Dados, informação e conhecimento, lidamos com esses aspectos o tempo todo, seja em casa, nas empresas, escola, igreja, etc. Ouvimos muitos termos relacionados como processamento de dados, sistemas de informação, gestão de conhecimento, reengenharia, geração digital, geração y, era industrial, era do conhecimento entre outros. Mas qual a diferença entre Dados, Informação e Conhecimento?

 

Dados

 

Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada são os caracteres, as imagens, os sons. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem, informação ou representar algum conhecimento.

 

Em uma pesquisa de mercado por exemplo, são coletados dados, isto é, cada pesquisado fornece suas opiniões e escolhas sobre determinados candidatos, mas essas opiniões não significam muita coisa no âmbito do produto ou serviço. Só depois de ser integrada com as demais opiniões é que teremos algo significativo ou informação que poderá gerar conhecimento.

 

Informações

 

Informações são, dados tratados ou processados ou compreendidos. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações.

 

No exemplo da pesquisa de mercado, os pesquisadores recebem informações dos entrevistados e retêm dados informados por eles, mas quando inseridos no sistema voltam a ser dados e quando processados ou novamente compreendidos produzem informações. Essas informações dizem por exemplo qual grupo de consumo do produto ou serviço pesquisado, entre outras possibilidades.

 

Conhecimento

 

O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação ou experiência. O conceito de conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).

 

As informações são valiosas, mas o conhecimento constitui um saber uma experiência algo comprovado ou justificado. Produz ideias e experiências que as informações por si só não tem a capacidade de abstrair. Se informação é um dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada, compreendida e justificada.

 

Please reload

Featured Posts

Reunião sem Corona

March 20, 2020

1/5
Please reload

Recent Posts

April 7, 2020

March 20, 2020

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags