Projetos made in Brasil

July 3, 2012

 


Aqui no Brasil, são projetos e ideias mil, os políticos e suas obras então cada uma mais bacana que o outro, um dia se asfalta a rua na semana seguinte se fura a rua toda para passar um novo duto. As empresas crescem sem saber quais produtos ou serviços devem sim ser desenvolvidos e qual o custo deste crescimento.

 

O brasileiro de uma forma geral tem ótimas ideias, mas poucas são colocadas em pratica ou desenvolvidas com um esforço menor que a necessária seja este esforço de tempo, financeiro ou de recursos humanos. Normalmente se gasta um esforço tremendo e são percorridos longos caminhos por conta da falta de planejamento.


O erro básico inicial é a inobservância do prazo de inicio e principalmente do termino que devem ser previamente definidos. O termino por sua vez só acontece quando o projeto pré-definido ou determinado termina não necessariamente significa que eles foram atingidos alguns projetos fracassam assim como nossas ideias e planos. Assim como um projeto temporário tem que ser necessariamente de curta duração. As ideias e os projetos são criados principalmente para serviços ou produtos quer terão longa duração.

 

Por mais repetitivos que possam ser os projetos eles visam a criação de resultados únicos para cada projeto. Quando as tarefas dos projetos são novas é necessário gastar mais tempo no planejamento para minimizar os impactos e aumentar a certeza. Os projetos podem abranger toda organização tento impacto maior ou menor em cada área dependendo do estagio em que se encontra, um projeto pode envolver uma única pessoa ou equipes multidisciplinares e unidades organizacionais.

 

Um projeto pode criar um produto que não necessariamente tem que ser o item final, como exemplo pode criar uma lanterna de um automóvel, mas o produto final ser o carro. Pode também realizar um serviço, que pode gerir o negocio ou dar suporte a operação. Um projeto pode resultar em um documento que vai gerar conhecimento ou novo processo.

 

O mais importante é saber que investir tempo em projetar, não é perder tempo e muito menos dinheiro muito pelo contrário é a melhor forma de realizar uma atividade.

 

Fornecendo soluções para os clientes vemos sempre sites que nunca acabaram sistemas que não são utilizados, instalações e reinstalações frequentes por conta da falta de planejamento. Se perguntarmos para o empresário ou para o cliente potencial qual o objetivo dificilmente a resposta final será obtida com pouco esforço e muitas vezes se perguntamos qual será a abrangência da solução o qual a função especifica de uma função do software percebemos olhares distantes. Não muito distante a percepção equivocada de alguns profissionais confundem centralização de links com portal da empresa em outros casos selecionam tecnologias incompatíveis para serviços integrados, alguns escolhem funções que não rodam nas plataformas que pretendem ser alcançadas em outros casos desconhecem as restrições das tecnologias e da comunicação entre elas.

 

Antes de colocar a mão na massa é mais que necessário se fazer um escopo do projeto que atenda a necessidade total da empresa, mesmo que seja um pequeno projeto documentar, é guardar experiência e gerar conhecimento propiciando um maior sucesso.

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Reunião sem Corona

March 20, 2020

1/5
Please reload

Recent Posts

March 20, 2020

February 22, 2019

Please reload

Archive