Redes Socias

January 2, 2009

Sempre me perguntam sobre estas redes sociais, “Orkut”, “Linkedin”, fóruns, blogs e companhia. Afinal eles podem ou não ajudar a carreira, profissional, estudantil ou até mesmo a vida social.....

 

 

 

 

Eu particularmente fui uns dos primeiros a aderir ao Orkut e não durei uma vida por lá como eu mesmo, hoje tenho a minha foto em um outro nome e com poucas informações do meu perfil. Não tenho a menor dificuldade em dizer que o Orkut é uma ferramenta fantástica. Pena que a grande maioria das pessoas o utilizem de forma errada e muitas vezes desastrosamente ou até mesmo mal intencionada. Como assim?

 

Bem primeiro vou falar de coisas boas. As redes sociais te ajudam a ser encontrado, e a encontrar aquele coleguinha do primário aquela coleguinha também; os parentes que estão longe, os parentes que você nem sabia da existência, faz com que aquele mala te encontre mesmo depois que você parou de atender os insistentes telefonemas dele, agora ele te deixa um scrap diariamente. Assim os amigos que são linkados através de bits e bytes do TP-IP, forma as comunidades virtuais. Muito além do nosso mundo social as empresas utilizam estas redes para conferir as qualidades dos candidatos e de seus funcionários, sua rede de contatos e até mesmo para ver se seu perfil social e econômico é pelo menos similar ao que esta relatado no Curriculum Vitae.

 

Agora nem tudo são flores, assim como as empresas utilizam destas redes sociais para obter vantagem informacional, os bandidos também o fazem, através destas redes é possível saber por onde anda, com quem anda, com o que anda, o que come, o que bebe, o que gosta, o que sonha, o que procura e com isto fazer de você uma isca fácil. Por mais privacidade que algumas redes sociais ofereçam. Os especialistas nem sempre são pessoas boas ou bem intencionadas e com isto não é impossível rastrear de onde vem o acesso aquela conta da rede social e traçar diversas ações criminosas que tem como alvo principal a identidade real da pessoa.

 

Outro dia uma cliente me disse esta ai "pelada" não sou eu. Cabeça de um, corpo do outro e pronto, já esta feita a bagunça. Até que ponto vale à pena encher de foto na net se você pode ser alvo de algum engraçadinho e até você explicar que focinho de porco não é tomada seu namorado ou namorada magoado já fez a festa e você esta como celebridade no mundo virtual pornô com a mensagem no e-mail. "Vejam minha ex-namorada!", “Vejam minha ex-esposa”. Ah mas isto não acontecerá comigo, eu não pagaria para ver, quantas celebridades e quantas desconhecidas pagaram para ver e custou caro? Custo o nome da família, a vontade de viver, o desejo de sair de casa, e a humilhação de uma geração, e não adianta mudar de cidade, a internet irá te alcançar, nos mesmos lugares que a Coca-cola estiver disponível para matar a sede. Eu ainda me pergunto o que leva uma pessoa a tirar ou permitir que seu companheiro tire e guarde uma foto nua, e depois quando a foto se torna pública a culpa é toda do outro. Para mim a responsabilidade pela divulgação é do outro a culpa da burrice é do fotografado mesmo, quem mandou permitir isto. E nem me venha com a desculpa que "fiz para satisfazer", pois agora você esta satisfazendo a população mundial.

 

Pense, um pouco seja inteligente o bastante para lembrar que nas redes sociais a grande quantidade de perfis falsos é surpreendente mesmo sendo este ato previsto na lei brasileira como crime. "Falsidade ideológica". Que nos serviços de mensagem instantânea ou nos chats as pessoas podem ser tudo e todos e te enganar aos poucos até conseguir invadir sua privacidade a ponto da sua integridade física ser ameaçada.

Ah quase me esqueci de mencionar que não adianta o seu perfil social virtual ser bom, mas e o do seu amigo? E o do amigo do seu amigo. No mundo virtual também vale o ditado, olhe com quem andas que direi quem és, comunidades do tipo eu odeio. Corra fuja principalmente das “comunidades eu odeio segunda-feira” e esquecendo-se que no seu currículo esta falando que adora trabalhar e que não tem preguiça. Eu não tenho preconceito com brancos, pretos ou com religião e suas comunidades são, “viva os brancos” “fora pretos” “salve Rither”, “Fora Edir Macedo”, “Padres Pedófilos”, "Chuta que é macumba".

 

Procure se destacar na multidão, sendo claro, coerente e objetivo em suas colocações e participações, nada de colocar seu perfil meninas a musica “garota de Ipanema” e nem vocês, machão colocar a musica... "moreno alto, bonito e sensual..." Seja objetivo, seja diferente, com idéias suas, e comunicando de forma clara. A rede social deve ser encarada como um currículo de apresentação, ou seja, você esta ali para o que? Não deixe também seu perfil desatualizado para sempre, a atualidade faz a oportunidade. Seja amigo de quem é amigo, seja o melhor amigo virtual de quem você é realmente o melhor amigo virtual ou real, mantenha sempre a classe.

 

Para não queimar o filme, cuidados com as fotos ridículas do tipo sem camisa e aquele panção de chopps, mais cuidado ainda com as comunidades do odeio, e por favor não assalte a gramática nada de "vc" "fds" e todas as outras abreviações que o msn fez o favor de ajudar a desenvolver, fique na sua se não conhece ninguém seja só você na sua comunidade, nada de afirmar meu defeito é ser perfeito mesmo que sua mãe te diga isto todo dia, e muito pior ainda é pedir vote em mim para o melhor das comunidades dos amantes de soltar pipa no ventilador e muito menos utilize as redes sociais para enviar seus convites, suas festas, etc, etc isto também é spam e queima muito o filme.

 

Ao mesmo tempo em que as redes sociais podem acabar com sua vida social, elas podem também tornar você conhecido, participe de fóruns especializados, ajude gratuitamente, você será reconhecido seja profissionalmente ou socialmente. As comunidades virtuais são infinitamente mais poderosas que as comunidades presenciais, elas tem o poder de agregar mais pessoas e não precisam necessariamente do contato físico como meio de encontro das pessoas e soluções.

 

Please reload

Featured Posts

Reunião sem Corona

March 20, 2020

1/5
Please reload

Recent Posts

April 7, 2020

March 20, 2020

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags